Escada da Floresta em Stokke / Saunders Architecture

© Bent René Synnevåg

Esta instalação escultórica foi projetada para o parque de esculturas Sti for Øye em Stokke, situado entre a floresta de carvalhos Vestfold ao sul de Oslo. Trabalhando ao lado de arquiteto paisagista e professor Rainer Stange, a fim de criar a infra-estrutura para uma caminhada na floresta passando por uma série de instalações de artistas, Saunders propôs uma série de passarelas de madeira e aço fixadas no ponto mais alto do local, olhando para o leste em direção Slottsfjellet, ou castle Rock. O desenho brinca com a idéia de uma incursão artificialmente facilitada acima do chão da floresta, um ponto de vista elevado que de outra forma não estaria disponível para o visitante.

© Bent René Synnevåg

O projeto foi selecionado a partir de um conjunto de vinte idéias originais, um processo que Saunders chama de uma “forma de darwinismo”, uma evolução arquitetônica em que só os mais aptos conceitos sobrevivem. O objeto apresenta uma experiência única, com o enferrujado de quatro tons do Corten exterior aparentemente duro contra a paisagem suave, mas conforme o visitante sobe, o revestimento de madeira contrastando da superfície interna cria um ambiente surpreendentemente aconchegante para refletir a floresta. A balaustrada de vidro enfatiza a magreza da estrutura, e a instalação é um elemento vertical que os visitantes têm de subir para elevá-las acima da floresta horizontal.

© Bent René Synnevåg

Saunders chama essa forma de uma “linha única na paisagem”, uma escadaria para lugar nenhum que funciona através do simples ato de elevar o ponto de vista alguns metros no ar. A escadaria solitária, dá ao objeto uma aparência surrealista ou uma memória de uma ruína perdido há muito tempo, os últimos restos do que ainda existe nas profundezas deste remoto bosque.

Croquis

Tal como acontece com todos os projetos de Saunders baseados na paisagem, sejam eles residenciais, escultural ou comercial, o local foi intensa e cuidadosamente pesquisado, resultando em um mapa de contorno exato a 25cm. “É uma coisa absurda para colocar uma escada em uma floresta, mas em uma paisagem plana você precisa de alguma verticalidade”, diz Saunders, “por isso é importante que o objeto tenha fácil leitura na paisagem.”

A estrutura final foi levada de helicóptero. O levantamento cuidadoso garantiu que nem uma única árvore tivesse que ser cortada para acomodar a nova escada para o céu, e as ambições do projeto foram realizados. Meticulosamente observado como um componente do seu ambiente, o ponto de vista é o objeto solitário funcional no parque de arte.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Saunders Architecture
  • Ano:
  • Área construída: 30 m²
  • Tipo de projeto: Instalação
  • Status:Construído
  • Materialidade: Madeira
  • Estrutura: Madeira
  • Localização: Stokke, Noruega
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: Saunders Architecture
  2. Equipe de Projeto: Todd Saunders, Attila Béres, Ken Beheim-Schwarzbach
  3. Cliente: Prefeitura de Stokke e Parque Escultural Sti for Øye

 

  1. Área Construida: 30 m2 (11 m profundidade, 1.2 a 3.5 m largura, 4.5 m altura)
  2. Conclusão: Janeiro 2012

 

Sobre este escritório
Cita: Leonardo Marquez. "Escada da Floresta em Stokke / Saunders Architecture" 03 Jun 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-51898/escada-da-floresta-em-stokke-saunders-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.